Tô grande!

Lilypie Third Birthday tickers

Princesa na área...

Lilypie First Birthday tickers

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como você lembrava dos aniversários antes do Facebook?

Como você lembrava dos aniversários antes do Facebook? E antes do Orkut?

Bem, aqui em casa eu era – e continuo sendo – a louca que tem uma lista na cabeça e outra no computador com os aniversários, não só de nascimento, como também de casamento e alguns de batismo também. Pode ser por causa dos 10 anos em que fui secretária, ou pode ser ainda – e eu prefiro essa – porque a minha família é muito festeira! ;)

Mas essa loucura de datas, hoje me fez lembrar que eu também guardo algumas outras coisas na cabeça, por datas...

E o que me trouxe aqui hoje? Pois está fazendo 1 ano exatamente que meu filho começou a tomar mamadeira! Para uma mãe de primeira viagem, dar-se conta de que seu filho chora e acorda milhões de vezes durante a noite porque ele tem fome é muito triste, muito triste mesmo! É frustrante! E me permitam o desabafo: culpa do Ministério da Saúde, culpa dos médicos, culpa do mundo e culpa nossa que acredita que toda criança vem configurada no padrão planejado por todo esse povo aí! Que se a criança não mamar exclusivamente no peito nos primeiros 6 meses vai... Vai o quê? Vai ser feliz e forte como todas as outras... E não estou dizendo que não é bom amamentar até os 6 meses, só acho que rola um exagero! Incentivar a amamentação? OK! Encher uma mãe de culpa porque o leite dela está secando? Vão passear!
Cada criança é uma criança, e eu li muitos livros, blogs e etc.; E a cada coisa que nos acontecia eu pensava: Por que ninguém teve a decência de me contar que seria assim? Por quê? Porque ninguém sabia como ia ser com o meu filho... Mas palpitar... wow! Todo mundo palpita! Por que querem te sacanear? Não! Pelo contrário! Por que querem ajudar; só não se lembram como foi difícil para elas também quando foram mães pela primeira vez... Então fica difícil de entender porque algumas mães recentes entram em parafuso e têm vontade de esganar uma meia dúzia... rs...

E ainda tinha o medo de que o baixinho ia mamar na mamadeira até ter uns 5 anos de idade, que ia estragar os dentes e tal... Ãhã! Exatos 7 meses após a primeira mamadeira, ele passou a tomar leite, água, suco, chá e eteceteras em copo de transição de bico rígido! E acha ótimo! ;)

Mas, voltando ao aniversário de ‘pré-desmame’, chorei-chorei-chorei e passou... E essa é a mensagem principal... Tudo passa e a gente aprende! Aprende que amanhã a gente já vai saber mais um pouquinho sobre esse ser tão apaixonante que é um filho e vai descobrir de novo que não sabe de nada. E vai aprender junto... E quem sabe, se um dia vier um segundinho, a gente talvez não se culpe tanto por coisas desnecessárias e aproveite todos os momentos para curtir mais! ;)

#prontofalei

Bom fim de semana para todos, com um filhotinho que manda ver na Bergamota!


3 comentários:

Mariana disse...

Oi Li, adorei o desabafo.
Quanto as datas, eu ainda sou adepta da agenda de papel, com tudo anotado...aniversários, contas pra pagar e outras coisas mais.
Já aos palpites, temos que aprender a ouvir e filtrar pq nem tudo serve pra todos....e se todos os palpites fossem bons a gente não dava, VENDIA ;-)

Lilian disse...

É isso aí, Mari!
Saudade de vc!!!
Bjinho,
Lica

Nelson disse...

Oi Lilian, aqui é o Nelson, autor do post de Orlando do http://crianca-na-viagem.blogspot.com/. Levamos a nossa Rebeca para lá quando ela tinha 2 anos e meio e o primeiro encontro dela com o Mickey e a Minnie foi incrível! Vale a pena!

Nós também fomos "vítimas" do "mito da amamentação". É claro que num país onde ainda há muita pobreza, como o nosso, é muito melhor que as mães possam amamentar o máximo possível, principalmente quando não puderem garantir condições ideais de higiene. Mas de fato não dá para jogar esta culpa nas mamães (e papais, que hoje participam ativamente do processo!). Rebeca mamou no peito até uns 4 meses, e hoje, com quase 5 anos, está forte como um touro!

E eu ainda tenho uma lista de aniversários no computador. A cada início de ano passo a lista para uma agenda... em papel!

Boa viagem para vocês! Qualquer dúvida é só postar lá.